Bob Dylan e os tipos de gaitas de boca

Tempo de leitura: 3 Minutos

Nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2009, um eletricista inglês de nome John Fellas, comprou uma gaita de boca pela singela bagatela de 4,5mil dólares. Porém, não era uma simples gaita, era uma das gaitas de Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, um dos maiores compositores e cantores de todos os tempos.

Esta gaita de boca cromática da famosa marca Hohner foi arrematada na casa de leilões Barnes. Segundo a casa, a gaita foi doada por Bob Dylan em 1974 para uma assistente de figurino. Na gaita (foto abaixo) encontra-se a seguinte dedicatória: “Para Bob, boa sorte, Bob Diylan 1974”. A figurinista havia pedido um autógrafo de Bob Dylan para seu irmão (outro Bob) e acabou ganhando a gaita de presente.

gaita de bob dylan - Bob Dylan e os tipos de gaitas de boca

Essa história incentivou a Mundomax a criar uma breve introdução sobre gaitas:

A gaita

A gaita é um instrumento com muitos nomes e tipos: harmônica, harmónica (Europa), gaita de boca, gaita de beiços, gaita de sopro e se você mora ou está passando pelo nordeste brasileiro e ouvir a palavra “realejo”, não se assuste, é gaita de boca também. Mas uma gaita é composta ainda por variados tipos e afinações. Em princípio, as placas de palhetas podem ser montadas com qualquer combinação de notas, com isso os tipos de gaitas variam de acordo com a quantidade de furos, a escala, a extensão ou registro (conjunto de notas que podem ser produzidas pelo instrumento) e a disposição das notas nos furos (layout).

A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. As mais famosas e usadas gaitas de gaita hering diatônica 300x121 - Bob Dylan e os tipos de gaitas de bocaboca são as cromáticas e as diatônicas. A Diatônica é também chamada de gaita de blues, tem 10 furos e uma extensão de três oitavas. As palhetas são dispostas nos furos de maneira a permitir a execução individual das notas da escala diatônica maior. A gaita diatônica é fabricada para ser tocada em apenas um tom específico. Sendo assim, você encontrará gaitas diatônicas em 12 tons diferentes

Já a gaita cromática é uma evolução da diatônica, aquela com um botão na lateral. Este botão serve para acionargaita bends cromática 300x257 - Bob Dylan e os tipos de gaitas de boca um segundo grupo de palhetas que estão afinadas meio-tom acima da nota natural. Desta forma a gaita consegue oferecer todas as 12 notas da escala cromática (C C# D D# E F F# G G# A A# B). Ela foi criada para permitir a execução melódica de músicas em qualquer tonalidade, com modulações e sem as variações de afinação produzidas pelos bends.

Hoje as marcas de gaitas mais populares no Brasil são as gaitas Bends e as Hering, as duas encontradas na Mundomax. Curta agora o vídeo do criador da Bends Harmônicas, Melk Rocha com uma diatônica Juke:

 

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Bob Dylan e os tipos de gaitas de boca

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

3 comentários sobre “Bob Dylan e os tipos de gaitas de boca

  1. Boa noite!
    São 3:49 da matina e eu estou tentando tocar gaita… Comecei com bye bye bird do Sonny Boy Williamson, e estou tendo muitas dificuldades. Acredito ter pelo menos um bom ouvido para gaita.
    Adoro gaita desde os meus 16 anos, tenho 33. Mas nunca soube tocar de verdade. Tenho muita vontade de aprender. Não tento já tem uns 8 anos, mas estou muito afim mesmo de aprender a tocar e ser um dos bons. Ficarei muito grato se alguém me ajudar.
    Desde já obrigado e aguardo retorno no email.

  2. Opá qual o melhor tom p min comprar uma gaita ganhei uma em MI mais me falaram p trocar por uma ehm Dó, detalhe quero toca reagge e country.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo