Instrumentos Giannini tem história

Traquillo GianniniUm dia qualquer de novembro de 1900, um italiano de nome Traquillo Giannini (foto ao lado), residente no Brasil, resolveu criar uma fábrica de instrumentos musicais.

Apesar do Brasil estar vivendo um período cheio de esperanças e transformações, a ideia de Giannini, luthier a muitos anos, foi um tanto inusitada para a época. Mas a ideia foi tão boa, que surpreendeu o próprio Giannini, a pequena fábrica batizada com o sobrenome da família, cresceu muito rapidamente, a ponto de, já a partir dos anos 30, iniciar a produção de encordoamentos para atender a demanda dos instrumentos vendidos. Abaixo você vê um violão Trovador Giannini de 1940.

A representatividade da marca chegou a tal ponto que nas décadas de 60 e 70 era difícil encontrar um músico amador ou profissional cujo instrumento Giannini não fizesse parte de sua vida. Abaixo você vê um violão Trovador Giannini de 1960.

VIOLO_~1

A fábrica Giannini ganhou mercado rápido e tornou-se referência em instrumentos acústicos. Inclusive, espelho para o surgimento de outras marcas e fábricas de instrumentos no mercado brasileiro.

Nos dias de hoje, a família Giannini continua cultivando os ensinamentos do seu patriarca. Tanto é que toda a sua produção atual de instrumentos alia a eficiente técnica artesanal de Tranquillo ao que há de mais moderno em tecnologia industrial.

A Giannini é um marca tradicional no Brasil, seus instrumentos tiveram forte participação na história da música brasileira como: 1928, Pinxinguinha grava o samba choro “Carinhoso”, 1935 época de ouro do rádio com Noel Rosa, Francisco Alves, em 1948 Luiz Gonzaga grava Asa Branca… enfim os violões, violas, cavaquinhos e demais instrumentos da Giannini têm muita história pra contar.

E pensando nisso, a Mundomax criou um Kit violão Giannini especial, ideal para quem quer começar na música com o pé direito. E começar com uma marca que fez história na música brasileira. Este Kit exclusivo, encorpora o violão GCX15 da série Sonic X da GIANNINI + afinador, suporte, capa + acessórios. Clique aqui, e confira todas os recursos deste Kit.

gcx15

Na Mundomax você encontra ainda uma grande variedade de produtos da Giannini, Confira!

13 comentários em “Instrumentos Giannini tem história

  • 28/agosto/2017 em 9:28
    Permalink

    Tenho um cavaquinho numero 2 da Giannini. Alguém sabe me dizer o ano de sua fabricação . Não está a venda. Só por curiosidade.

    Resposta
  • 31/março/2012 em 10:51
    Permalink

    Tenho um Violao Trovador Giannini, nao esta com boa apresentacao, sofreu alguns maustratos e precisa ser restaurado. Pretendo levar diretamente a Fabrica da Giannini mas nao sei endereco e telefone. Se alguem puder ajudar sera otimo.

    Resposta
  • 11/março/2012 em 14:28
    Permalink

    ola gente ,tenho uma guitarra giannini com a parte de tras em vinil e a frente de capa de madeira com escudo plastico ,talvez simi-acustica com braço telecaster , com logo giannini professional line ,alguem sabe me dizer em que ano ela foi fabricada ? a todos obrigado .

    Resposta
  • 12/dezembro/2011 em 11:42
    Permalink

    não chega a ser um comentário, e sim um pedido de ajuda. Tenho em minhas mãos um cavaquinho N.2 da Gianini. Foi do avô de um amigo meu. Ele não toca o instrumento (que precisa ser restaurado) e gostaria de uma avaliação, para talvez uma futura venda. Será que vcs podem ajudá-lo? Desde já , agradeço imensamente. Um abraço, Yeda

    Resposta
  • 25/abril/2011 em 14:37
    Permalink

    olá eu possuo uma guitarra giannini sonic 2 vemelha e branca e estou querendo vender pois eta parada eu não toco, se alguem quiser compra
    gringo_jean@hotmail.com

    Resposta
  • 9/dezembro/2010 em 18:29
    Permalink

    …AS GUITARRAS SUPER SONIC TINHAM OS SONS METÁLICOS INESQUECÍVEIS DAS IRMÃS ITALIANAS DOS ANOS 60-70. QUE SAUDADES!!!.

    Resposta
  • 9/dezembro/2010 em 18:23
    Permalink

    Sou testemunho dos instrumentos musicais GIANNINI, POIS PARTICIPEI DO “CONJUNTO LES CHERIS” (MONTES CLAROS-MG) QUE USAVA TODA LINHA DESDE A POTENTE PA A-100 , TRUE REVERBER, THUNDERSOUND, TREMNEDÃO ETC ERA SUSESSO DE SOM. GRATO GIANNINI.

    Resposta
  • Pingback:gianini instrumentos musicais « violao jojo

    • 29/abril/2019 em 17:19
      Permalink

      tenho um violão gianinni trovador pode me informar que ano foi fabricado…

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Instrumentos Giannini tem história