Instrumentos Giannini tem história

Tempo de leitura: 2 Minutos

Traquillo Giannini 300x199 - Instrumentos Giannini tem históriaUm dia qualquer de novembro de 1900, um italiano de nome Traquillo Giannini (foto ao lado), residente no Brasil, resolveu criar uma fábrica de instrumentos musicais.

Apesar do Brasil estar vivendo um período cheio de esperanças e transformações, a ideia de Giannini, luthier a muitos anos, foi um tanto inusitada para a época. Mas a ideia foi tão boa, que surpreendeu o próprio Giannini, a pequena fábrica batizada com o sobrenome da família, cresceu muito rapidamente, a ponto de, já a partir dos anos 30, iniciar a produção de encordoamentos para atender a demanda dos instrumentos vendidos. Abaixo você vê um violão Trovador Giannini de 1940.

A representatividade da marca chegou a tal ponto que nas décadas de 60 e 70 era difícil encontrar um músico amador ou profissional cujo instrumento Giannini não fizesse parte de sua vida. Abaixo você vê um violão Trovador Giannini de 1960.

VIOLO 11 300x225 - Instrumentos Giannini tem história

A fábrica Giannini ganhou mercado rápido e tornou-se referência em instrumentos acústicos. Inclusive, espelho para o surgimento de outras marcas e fábricas de instrumentos no mercado brasileiro.

Nos dias de hoje, a família Giannini continua cultivando os ensinamentos do seu patriarca. Tanto é que toda a sua produção atual de instrumentos alia a eficiente técnica artesanal de Tranquillo ao que há de mais moderno em tecnologia industrial.

A Giannini é um marca tradicional no Brasil, seus instrumentos tiveram forte participação na história da música brasileira como: 1928, Pinxinguinha grava o samba choro “Carinhoso”, 1935 época de ouro do rádio com Noel Rosa, Francisco Alves, em 1948 Luiz Gonzaga grava Asa Branca… enfim os violões, violas, cavaquinhos e demais instrumentos da Giannini têm muita história pra contar.

E pensando nisso, a Mundomax criou um Kit violão Giannini especial, ideal para quem quer começar na música com o pé direito. E começar com uma marca que fez história na música brasileira. Este Kit exclusivo, encorpora o violão GCX15 da série Sonic X da GIANNINI + afinador, suporte, capa + acessórios. Clique aqui, e confira todas os recursos deste Kit.

gcx15 300x300 - Instrumentos Giannini tem história

Na Mundomax você encontra ainda uma grande variedade de produtos da Giannini, Confira!

Loja Mundomax

17 comentários sobre “Instrumentos Giannini tem história

  1. Boa tarde é verdade que a Gianini não fabrica mais violinos e que eles são importados da china. `pr favor faço esta pergunta porque fui comprar um e a pessoa disse que foi feito na china.

    1. Olá Paulo,

      Instrumentos das séries Raiz, Tranquillo Giannini, Brasil e Luthieria são fabricados no Brasil, os demais instrumentos da marca são fabricados na China.

      Esperamos ter ajudado! 🙂

  2. Tenho um cavaquinho numero 2 da Giannini. Alguém sabe me dizer o ano de sua fabricação . Não está a venda. Só por curiosidade.

  3. Tenho um Violao Trovador Giannini, nao esta com boa apresentacao, sofreu alguns maustratos e precisa ser restaurado. Pretendo levar diretamente a Fabrica da Giannini mas nao sei endereco e telefone. Se alguem puder ajudar sera otimo.

  4. ola gente ,tenho uma guitarra giannini com a parte de tras em vinil e a frente de capa de madeira com escudo plastico ,talvez simi-acustica com braço telecaster , com logo giannini professional line ,alguem sabe me dizer em que ano ela foi fabricada ? a todos obrigado .

  5. não chega a ser um comentário, e sim um pedido de ajuda. Tenho em minhas mãos um cavaquinho N.2 da Gianini. Foi do avô de um amigo meu. Ele não toca o instrumento (que precisa ser restaurado) e gostaria de uma avaliação, para talvez uma futura venda. Será que vcs podem ajudá-lo? Desde já , agradeço imensamente. Um abraço, Yeda

  6. …AS GUITARRAS SUPER SONIC TINHAM OS SONS METÁLICOS INESQUECÍVEIS DAS IRMÃS ITALIANAS DOS ANOS 60-70. QUE SAUDADES!!!.

  7. Sou testemunho dos instrumentos musicais GIANNINI, POIS PARTICIPEI DO “CONJUNTO LES CHERIS” (MONTES CLAROS-MG) QUE USAVA TODA LINHA DESDE A POTENTE PA A-100 , TRUE REVERBER, THUNDERSOUND, TREMNEDÃO ETC ERA SUSESSO DE SOM. GRATO GIANNINI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo