Quais são os tipos e marcas de Pandeiro?

Quais são os tipos e marcas de Pandeiro?
Tempo de leitura: 5 Minutos

pandeiro - Quais são os tipos e marcas de Pandeiro?

Pandeiro é o tipo de instrumento que todos conhecem, pelo menos de vista, ou quando ouvem um. É a essência dos instrumentos de samba, representando de forma exemplar o processo de reinvenção brasileira dos instrumentos tradicionais trazidos pelos portugueses.

Um pandeiro, nas mãos de um bom pandeirista, é capaz de produzir diversos timbres diferentes: a pancada com o polegar, as diversas pancadas e estaladas com os dedos na pele, as “caricas”, enfim.

Engana-se quem acha o pandeiro um instrumento de fácil domínio, alías, por haver tanta variedade de sons, e tantas formas de tocar, torna-se também um dos instrumentos mais difíceis, senão mesmo o mais difícil, dos instrumentos de samba. Para dominá-lo são precisos anos, e uma prática constante, descobrindo o pandeiro à maneira pessoal de cada um, pois as suas possibilidades são infindáveis.

Apesar do título do artigo ser: Quais são os tipos de pandeiro? Antes de qualquer coisa vamos entender quais são as partes de um pandeiro.

Partes de um pandeiro

  • Aro – Em aço inoxidável escovado.
  • Pele – Convencionalmente em pele selecionada de cabra. Há variações com acrílico e fórmica, sendo transparentes, leitosos ou holográficos.
  • Conjunto do esticador – Peças de aço e de latão, cromadas ou niqueladas: tirante, anel, porca, mesa, parafuso de fixação da mesa e arruela.
  • Platinelas ou Soalhas – Placas abauladas de metal, de diversos diâmetros, prensadas a 15 toneladas, cromadas ou niqueladas, em latão ou bronze fosforoso.
  • Abafador – Chapa plana fina de latão, colocada entre as platinelas.
  • Acessórios – Chave para afinação, espátula de bambu para retirada do excesso de cera e impurezas, pinça para auxiliar na retirada das travas, caixa contendo cera e travas, chave para retirada do pino das platinelas e chaves do estojo.

Tipos de pandeiros

Os pandeiros são normalmente classificados pela dimensão, tipo de pele e platinelas (caricas) e pela sua função.

pandeiro RMV - Quais são os tipos e marcas de Pandeiro?Os tamanhos variam entre 10″ e 14″, usando-se normalmente um pandeiro de 12″ como um valor standard. Em regra quanto maior o pandeiro, mais som produz, mas também mais difícil é de tocar, devido ao peso acrescido. No entanto compensa começar por um pandeiro maior, para “ganhar braço” (normalmente se você aprende a tocar num de 12” depois toca em qualquer um, mas se começares por um de 10”, embora pareça mais fácil ao início, terás dificuldade em se adaptar a um pandeiro maior mais tarde).

O som do pandeiro depende de uma combinação de fatores: os materiais usados, a grossura do aro, o tipo de pele, o material e combinação de platinelas, e claro da afinação. Somente tocando um pandeiro depois de bem afinado é que podemos saber o som que ele consegue dar.

As peles usadas podem ser: pele normal sintética (mais comum para samba, produz pouco som, poucos graves), pele dupla sintética, normalmente com holograma (mais adequada a pagode pois permite sons mais graves e secos) e ainda pele natural. A pele natural é muito agradável de tocar, quer pelo ressalto acrescido da pele, quer pelo efeito de “surdo” que permite, devido à reverberação da pele animal. Um pandeiro de 10″ ou 11″ com pele natural é sensacional 🙂

As peles sintéticas têm sempre demasiadps harmônicos agudos, por isso normalmente qualquer pandeiro soa melhor (isto é, mais grave e seco) se levar um bocado de fita isolante por dentro ou por fora da pele. Os desenhos usados têm mais a ver com gosto pessoal do que propriamente com a acústica, mas podem irradiar do centro de forma simétrica para acompanharem a vibração natural da pele. Outras pessoas colam quadrados de fita de tamanhos variados, em algumas zonas do pandeiro. Enfim, são preferências.

As platinelas podem variar muito em termos de sonoridade. Aparentemente existem duas combinações: três pratos – dois exteriores e um central (normalmente prateados), ou cinco pratos – em que além dos três anteriores existem dois externos menores (normalmente dourados). Os materiais usados são muito importantes, resultando em intensidades de som muito diferentes (em geral quanto mais som produzirem, melhor). Também existem pandeiros com platinelas duplas, isto é dois conjuntos um acima do outro, mas são mais para o show, até porque fica demasiado largo para outra coisa que não seja girá-lo na ponta do dedo.

Em termos de marcas só interessam as brasileiras, afinal é por aqui que sabemos tocá-los e fazê-los. Existe uma variedade de pequenas marcas de boa qualidade, como “O Profissional”, e também artesãos especializados que produzem verdadeiras obras de arte. Marcas como Contemporânea e RMV são as ditas profissionais, agora você encontra outras marcas nacionais para pandeiros mais baratos e também de boa qualidade, como a Izzo, por exemplo.

pandeiro contemporanea - Quais são os tipos e marcas de Pandeiro?A Contemporânea tem provavelmente os melhores de 12”, é uma linha de grande qualidade.

Finalmente a função, ela tem a ver com o gênero a que se destina. Um pandeiro para samba tem que ser grande para dar bastante som, mas não precisa de pele muito sonora. Ao contrário, um pandeiro para pagode precisa não só de platinelas que soem bem, como de uma pele mais grossa que dê sons graves e secos. Para choro usa-se mais a pele natural, e, por exemplo, para capoeira convém que as platinelas tenham imensas folgas, para chacoalharem bastante.

Para um pandeiro polivalente recomento um pandeiro de 12”, com pele dupla sintética e de preferência de 5 platinelas. Podes também comprar uma pele natural de 12 para começar.

Dica: Compre Pandeiros na Mundomax 🙂

 

 

Loja Mundomax

3 comentários sobre “Quais são os tipos e marcas de Pandeiro?

  1. Comprei um pandeiro de 10 polegadas, marca Timbra, pele de animal, mas o som não está me agradando. Não está soando o grave esperado, com o som de surdo. O q será q pode ser?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo