Uma aula de pratos de bateria

Tempo de leitura: 3 Minutos

O que seria de um baterista sem seus pratos, aliás, os pratos são o maior orgulho de um baterista. Quer um exemplo? Peça emprestado aquele prato Sabian de R$1.200,00 do seu amigo baterista. Por isso, hoje nós da Mundomax falaremos um pouco sobre os tipos de pratos disponíveis no mercado.

Bom, embora haja experiências com pratos feitos com materiais orgânicos (resina, fibra), vamos assumir que 99% dos pratos são feitos de metal. O metal utilizado é geralmente uma liga metálica de latão ou bronze:

Latão – Liga extremamente econômica, usada em pratos de estudo e para iniciantes;

B8 – Liga de cariz europeu, usada em pratos semi-profissionais e profissionais;

B10 – Liga intermediária e profissional, utilizada principalmente pela Zildjian e pela Meinl;

B12 e B15 – Liga intermediária e semi-profissionais utilizadas principalmente pela Zildjian;

B20 – Liga tradicional, usada pelas marcas de tradição turca (Sabian, Zildjian, Istanbul, Saluda, etc.), são os pratos populares, mas qualidade sonora superior ao do latão.

B23 – Liga chinesa utilizada principalmente pela Wuhan e pela Stagg.

Crash – o famoso Prato de Ataque

O prato de ataque (ou Crash) produz um som alto e cortante, utilizado geralmente para determinadas acentuações nas músicas. Normalmente é tocado durante os grooves (ou fills, ou viradas). As características de um crash são um som explosivo, que tenha ataque rápido, um sustain prolongado e com volume alto. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Existem crashes de até 21”. Veja exemplos de Pratos de Ataque. E assista ao vídeo com os Pratos Thin Crash da SABIAN.

Hi-Hat, Chimbal, Chipo, Prato de choque…

O termo “Hi-Hats” (ou chimbal, ou chipo, ou simplesmente “hats”) é usado para definir o par de pratos montados em uma estante especial (máquina de chimbal) que permite que os pratos sejam tocados um contra o outro através de um pedal. Podem ser aproximados ou separados ao se acionar ou aliviar o pedal, respectivamente. Podem ser tocados com baquetas ou vassourinhas, com os pratos fechados, durante a abertura ou abertos, ou ainda acionando o pedal para trazer os pratos juntos de forma vigorosa. Assim como o ride, tem a função de conduzir o ritmo. Veja exemplos de Chimbais.

hi hat Zildjian - Uma aula de pratos de bateria

Ride – o indispensável Prato de Condução

O Ride é o mais nobre dos pratos, pois permite uma variedade muito grande de sons devido ao seu desenho. Ele é utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas (geralmente caixa e bumbo). A condução geralmente é feita no Ride ou nos Hi-Hats (ou chimbal, ou chipo). Seus harmônicos são mais agudos e cortantes em pratos usados em rock/pop e mais graves e encorpados em pratos usados em jazz e blues. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, embora existam rides de até 24”. Os tipos de Prato de Condução mais conhecidos, são: Crash ride, que serve para além da condução, uma forma de ataque. e Control ride, que é o ride mais comum, com o som mais agudo e serve para manter a “levada”. Veja exemplos.

Splash – o Prato de Ataque sutil

O splash (ou prato de corte) é um prato de efeito derivado do crash (Ataque). Alguns percussionistas e bateristas de reggae e jazz sentiram a necessidade de um som de crash com menor volume, mais ataque, menos volume e menos sustain que os crashes convencionais. O splash produz um som cortante como o prato de ataque, porém em menor escala, utilizado geralmente para pequenos efeitos nas músicas. Veja alguns exemplos de Prato Splash.

Prato Chinês – Os Chinas

Prato China Orion - Uma aula de pratos de bateria

Os Prato China (pronuncia-se pronuncia-se “tcháina”) é um prato de efeito inicialmente usado por percussionistas, mas foi rapidamente adotado pelos bateras de fusion e daí pro rock foi um passo. Ele possui um timbre diferenciado, com predominância de som na faixa dos médio agudos, utilizado a gosto do instrumentista para efeitos e destaques nas músicas. São facilmente identificáveis pelo seu bordo recurvado para o exterior, ao contrário dos pratos turcos que praticamente não são recurvados, veja foto ao lado (mini China da Orion). Seu tamanho varia muito, desde 8″ até 26″ em alguns casos. Clique aqui para ver exemplos.

Na Loja Mundomax você encontra muitos pratos de bateria, inclusive as melhores marcas como Oriom, Zildjian, Octagon, Sabian, Stagg… Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Uma aula de pratos de bateria

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

5 comentários sobre “Uma aula de pratos de bateria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo