Hoje nós da Mundomax decidimos contar um pouco pra você da história da Central Telefônica, seu funcionamento e dar algumas dicas para não errar na hora de escolher seu equipamento.
Central telefônica é um equipamento eletrônico que realiza a ligações entre dois usuários do serviço de telefonia, as principais funções de uma central telefônica são: atendimento, recepção de informação, processamento da Informação, teste de ocupado, interconexão, alerta, supervisão, envio de informação, disponibilidade maior.
Nascida por volta de 1879 em Paris, no mesmo ano em que foi instalada no Rio de Janeiro a Companhia Telephonica do Brasil a criação da Central telefonica foi considerada um avanço importante e surpreendente para a época, essas Centrais Telefonicas precisavam de pessoas para opera-las e funcionavam em sua totalidade com operações manuais. Nesta época surgiram desconfianças de que as telefonistas desviavam propositalmente as ligações. Por isso, criou-se a necessidade de inventar um sistema que dispensasse o intermédio delas.
O surgimento das Centrais automáticas que não precisavam de operador/telefonista para fazer uma ligação, eram do tipo eletromecânica, também chamadas de Passo-a-passo. Inicialmente elas foram substituidas pelas centrais Cross Bar “Barras cruzadas” (imagem ao lado), que também eram eletromecânicas e a partir dos anos 70 as empresas de telefonia passaram a utilizar Centrais Digitais, também chamadas CPA “Central de Programa Armazenado”. Essas centrais são consideradas verdadeiros computadores e trabalham com um software interno para execução das operações inerentes: interligar terminais, executar controle, teste e gerenciamento do hardware, identificação de chamadas, transferência de chamadas, ligações simultâneas aos clientes.
Nos dias atuais é fato que as empresas e até mesmo algumas residências necessitam de uma Central Telefonica para fazer a comunicação interna e facilitar o dia a dia seja no trabalho ou ate mesmo em transferencias internas de ligações, e não é só isso, podemos notar que as centrais telefonicas ganharam o gosto principalmente de donos de estabelecimentos comerciais, seja ele um hotel, motel, restaurante, pousada. Facilitando assim a comunicação entre os varios setores do local ao qual ela está instalada.
Dica da Mundomax: Centrais Telefônicas Intelbras
Central Micro Conecta – capacidade para 2 linhas e 8 ramais.
A Micro Conecta é a mais barata da Intelbrás, ela é bastante usada em pequenos escritórios, consultórios e até residências que necessitem de um Pabx. Por ser uma Central mais acessível, ela também possui menos recursos que as demais Centrais da Intelbras, mais ainda assim você pode encontrar nela algumas funcionalidades como identificador de chamadas, possui porteiro eletrônico, sistema de tarifação… entre outros.
Central Modulare i – configuração máxima de 4 linhas e 12 ramais.
A Modulare i da Intelbras é uma central um pouco mais completa e com mais funcionalidades e um custo benefício atraente, é indicada para escritórios e pequenas empresas, pois ela possibilita deixar as ligações mais rápidas e econômicas, ela possui música de espera interna e externa, senhas para os ramais, bloqueio de ligações DDI, DDD e celurares … dentre outros, com toda essa funcionalidade ela é uma das centrais mais vendidas.
Central Corp 6000 – configuração máxima 6 linhas e 16 ramais.
A Central Intelbras Corp 6000 é uma Central que possibilita ao empresário fazer com que as ligações recebidas e efetuadas tenham uma velocidade maior, ela possibilita a DDR Discagem Direta Ramal, bloqueio de ligações a cobrar, siga-me, serviço noturno e tarifação. Todos esses benefícios são desejos de um estabelecimento ou empresário que sonha em fazer com que seus gastos diminuam. Oferece ainda conforto e agilidade, pois conta com agenda telefônica e programação via internet.
Central Corp 8000 – configuração máxima 8 linhas e 24 ramais.
A Central Intelbras Corp 8000 é uma das Centrais telefônicas mais utilizadas em empresas, pois oferece segurança, agilidade e economia, minimizando custos e acompanhando sempre os detalhes das ligações. Ela conta com recursos de rechamada automática e grupos de ramais definidos para atender ligações externas, essa Central também possibilita fazer reuniões internas ou externas pelo telefone.
Central Corp 16000 – configuração máxima 16 linhas e 64 ramais.
A Central Corp 16000 é indicada para empresas de médio a grande porte, ela possui várias funções que lhe ajuda em seus negócios, fazendo com que as ligações sejam encaminhadas automaticamente. A Corp 16000 permite você selecionar quem ira fazer as chamadas externas além de possibilitar o acesso a as chamadas não atendidas e recados. Ela também permite que ligação em um determinado horário seja atendida por um ramal especifico ou até mesmo um grupo de ramais.
Central 141 Digital – configuração máxima 45 troncos digitais e 96 ramais (analógicos e/ou digitais).
Central 94 Digital – Configuração 32 Ramais Analógicos + 1E1 IMPACTA 94 INTELBRÁS.
Para quem esta procurando uma Central telefônica que esta caminhando junto a tecnologia, ela possibilita a comunicação com o mundo da comunicação digital, que podem atender os mais exigentes padrões de comunicação. As Centrais 141 e 94 Digitais oferecem a possibilidade de programação via internet, proporciona maior qualidade de áudio, discagem direta a ramal e identificação de chamadas. Todos estes conceitos de tecnologia foram desenvolvidos para surpreender as expectativas em serviços e soluções.
E agora que você já ficou sabendo um pouco mais sobre as Centrais Telefônicas, navegue à vontade em nosso blog, e não esqueça de acessar nossa Loja e conferir todas as soluções em Telefonia que possuímos, Confira!
gostaria de saber alguns modelos de pabx atuais,
estou fazendo um TCC do curso tecnico de redes, e preciso implementar um sistema telefonico para quase 1000 ramais com uma demanda erlang mais ou menos de 96 Erlangs, caso vocês possam me ajudar e me enviar informações sobre tal.
agradecido desde já Daniel.