Hoje nós da Mundomax resolvemos postar aqui algumas dicas gerais de Som para Ambiente. Vamos falar das conexões, dos equipamentos… Tudo para facilitar que você mesmo, proprietário de uma clínica, gerente de alguma loja ou curioso apenas, posso planejar a sonorização do seu ambiente.
Iniciando a Sonorização
Antes de se pensar em qualquer projeto de sonorização de ambientes, é interessante que analisemos algumas variáveis. Alguns itens devem ser definidos antes de iniciar qualquer sonorização, veja alguns deles:
1) Que tipo de ambiente vai ser sonorizado?
Igreja, salão de festa, escritório, residência, consultório, lojas, bares, shoppings, escolas, hospitais, supermercado…
2) Quais as aplicações desta sonorização?
Festas, uso de microfone, CD, DVD, PC, áudio-visual…
3) É um ambiente ruidoso?
Fica próximo a alguma grande avenida, possuem fábricas ou grandes obras na região, é próximo de aeroportos…
4) Como está o orçamento para a sonorização?
Não há como não falar do orçamento. Se ele está apertado, é claro que vamos ter deixar algumas extravagâncias de lado e investir no necessário e muitas vezes no básico. Porém, lembre-se que um bom sistema de Som para Ambiente pode ser uma forma inteleigente de lhe trazer muito dinheiro.
5) É possível colocar caixas ou arandelas no teto ou só nas laterais?
Bem, quando tivermos estas informações, e juntarmos com outras, podemos definir quais equipamentos deverão ser usados para melhor atender às necessidades de cada cliente.
Aqui você encontra algumas dicas fundamentais na hora de escolher quantas caixas você precisa para sonorizar seu ambiente.
Caixas, Amplificador e o Dimensionamento
Mas quantas caixas vou precisar?
Bem, para decidir o número de caixas e como dimensioná-las, descubra primeiro o comprimento e a largura do ambiente. Agora imagine que as caixas devam ficar separadas entre si a uma distância de 4 a 8m – lembrando que normalmente uma caixa acústica para som ambiente não possui mais que 40 cm de largura – bem, agora vamos as contas.
Um bom exemplo, muito usado por instaladores de som, é de uma sala de 20x15m, onde podemos colocar as caixas dispostas da seguinte forma:
Para sonorizações ambientes de pequeno porte podemos aplicar uma potência de 5 a 10W por caixa. E para saber a potência que o amplificador deve ter, apenas multiplique o número de caixas pela potência de cada caixa. Exemplo: se na sonorização forem usadas 10 caixas com 10 Watts RMS por caixa, sabemos que a potência do amplificador deverá ser próxima de 10 caixas X 10W = 100W.
Uma dica que sempre damos é de que a potência do amplificador deve ser, no máximo, igual à soma das potências de todas as caixas.
O casamento da Impedância
Acima, vimos como acertar a potência, agora vamos ver como como fazer as ligações certas e chegar ao casamento de impedância.
Dica: A impedância resultante da associação em série e paralelo das caixas deve ser igual à impedância mínima do amplificador para obtermos o máximo do amplificador.
Se um amplificador possui 100W a 4 Ohms, isto significa que será preciso fazer associação de caixas para que a impedância resultante seja no mínimo de 4 Ohms. Em ligações em série, soma-se as impedâncias, e em ligações em paralelo divide-se a impedância pelo número de caixas. Exemplo:
Dicas Gerais
– Bons resultados são obtidos, na prática, quando as caixas estão a uma distância de 4 a 8m uma da outra;
– Instalar as caixas a uma altura aproximada de 2,5m;
– Quanto mais perto do ouvinte, menos potência precisa ser destinada à caixa. Todavia, menor seu campo de atuação. A melhor opção é usar o bom senso;
– Se o teto permitir o uso de arandelas, lembre-se que quanto mais alto for o pé-direito, mais próximas as arandelas devem estar umas das outras;
– Se for usar arandelas no teto, faça uma matriz de arandelas formada por linhas e colunas equidistantes, onde uma arandela fica a uma distância aproximada de 4 a 8m uma da outra;
– As caixas devem ficar inclinadas para baixo, formando um ângulo de 30 a 45° com a parede.
– Use mais caixas acústicas e menos potência por caixa;
– Distribua uniformemente as caixas acústica;
– Use materiais absorventes, tais como: tapetes, painéis, quadros, cortinas e outros;
– Direcione apropriadamente as caixas para evitar reflexões;
– Evite construir ambientes quadrados.
Bem, estas dicas provavelmente solucionaram algumas dúvidas suas. Agora confira os artigos anteriores sobre Som para Ambiente, e não esqueça acessar nossa Loja!
Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções
Troque o silêncio pela Música na sala de espera do seu Consultorio
Como usar a Música para melhorar as vendas em Lojas e Departamentos Comerciais
As diferenças entre Som para Ambiente e Som Profissional
Sonorização de Escritórios Amplos e Abertos
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!
Uma duvida, eu quero instalar o som residencial em 3 cômodos varanda, sala e quarto. Gostaria de algum modelo que tenha entrada pra receber o som da tv.
Excelente texto!
Porém faltou indicar qual distância recomendada para PEQUENOS projetos, tais como apartamentos.
Obrigado!
Douglas
Bom dia!
Excelente texto!
Faltou apenas mencionar qual distância “ideal” entre as arandelas para AMBIENTES PEQUENOS (apartamentos, por exemplo).
Obrigado,
Douglas
Muito boa as informações!!! Parabéns e Obrigado!
parabens pelos temas .
bem explicados .
abraço
Como assim, evite ambientes quadrados??
Edvan Carvalho Sousa
AMIGOS QUEMPODER ME AJUDAR, ME RESPONDAM… TENHO 34 CAIXAS DE SOM SELENIUM TIPO-C321P, PRECISO QUE ME AJUDEM, A SOLUCIONAR MEU PROBLEMA…AS ULTIMAS CAIXAS NO FIM DA LINHA O SOM FICA MUITO BAIXO, O QUE DEVO FAZER, PRA ESTABILIZAR O SOM EM TODAS AS CAIXAS????
Muito bom, um professor meu de engenharia elétrica passou esse site para leitura complementar. Parabéns.
…muito prático a forma de ensinar . Boa matéria.