Os instrumentos criam a harmonia vibrante e contagiante do carnaval. Mas você sabe distingui-los? Vem comigo que hoje vou te mostrar as diferenças.
O carnaval é uma das festas mais esperadas do ano, e consequentemente também é uma das datas mais animadas do calendário brasileiro. As danças, o desfile e especialmente o samba no pé é o que envolve toda a multidão, independentemente da idade ou origem.
Com a chegada do feriado de carnaval, as escolas de samba já estão a todo o vapor, se preparando para apresentar o seu samba-enredo para todo o Brasil. Mas você sabe distinguir os instrumentos que fazem parte dessa festa ou até mesmo tem vontade de aprender a tocar algum?
Vem comigo que no blog de hoje mostrarei para você os instrumentos que fazem parte dessa festa que é só alegria.
Cavaco
O cavaco ou conhecido popularmente como cavaquinho, é um instrumento que oferece sonoridade aguda e estridente com ritmo agitado. De origem portuguesa, esse instrumento é muito popular na música brasileira. Além disso, o cavaco possui semelhança visual a um violão, porém com tamanho reduzido.
Com quatro cordas: ré, sol, si e ré, este instrumento é a base consistente para os outros instrumentos, permitindo a condução da música com harmonia. Além disso, vale destacar a dupla perfeita que o cavaquinho e o pandeiro fazem, exalando a sonoridade brasileira através da música.
Pandeiro
Por outro lado, o pandeiro é a marca registrada do samba! Um instrumento de percussão caracterizado por possuir variedade infinita de ritmos. E que tal sair tocando e levando o batuque nas marchinhas? Sobretudo, este é um instrumento fácil e acessível, ideal para se juntar a música e a dança nessa festa.
Em especial nas escolas de samba, o pandeiro é usado com mais frequência nas alegorias por muitos ritmistas e passistas, que tocam para as rainhas da bateria sambar e fazer as coreografias, além de aproveitar o momento para criar verdadeiros malabarismos com o instrumento.
Tamborim
O tamborim é um instrumento pequeno e leve, bem semelhante a um pandeiro, porém sem as platinelas. Muito importante no ritmo do samba e também é um instrumento que chama atenção.
Constituído com membrana em couro ou até mesmo em nylon, este instrumento possui diversas claves encaixadas na harmonia com os outros instrumentos.
Assim, ele é um instrumento tocado com baquetas finas que oferecem som agudo e penetrante, oferecendo som agudo e marcante, ideal para criar efeitos e liderar a seção de precursão.
Surdo
Já o surdo ou conhecido também como “treme terra”, é um instrumento possibilita ritmo típico do samba, onde os músicos podem tocá-lo com as mãos ou até mesmo com baquetas. Possuindo pele de ambos os lados, ele oferece sonoridade profundamente grave e pulsante.
Sendo amplamente considerado o coração do samba, o surdo é responsável por criar a “marcação” no samba, um tipo de batida rítmica, além de dar tom para os demais instrumentos.
Tan-tan
Por fim, mais um instrumento usado para criar marcações. O tan-tan ou tantã, é um instrumento caracterizado por possui sonoridade forte e grave.
Possuindo semelhanças significativas em relação ao surdo, o Tan-tan possui tamanho que permite ser tocado em um suporte ou até mesmo na perna, ficando a depender da preferência do músico.
Assim, os instrumentos desempenham um papel vital, seja no carnaval ou em outros gêneros musicais, e cada um tem a sua função e importância para criar a sintonia envolvente.
A tocabilidade dos instrumentos musicais podem ser considerado fácil ou difícil, ficando a depender de alguns fatores como experiência, prática e a necessidade de desenvolver habilidades necessárias.
Agora que você já entende sobre alguns instrumentos que estão presentes nessa festa, se joga no carnaval e leve um instrumento. Vale lembrar que o sucesso se resume basicamente em não desistir.
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!