Como limpar e cuidar melhor do meu Instrumento

Como limpar e cuidar melhor do meu Instrumento
Tempo de leitura: 3 Minutos

Olá pessoal do Blogmax, vamos dar uma olhada hoje em algumas dicas úteis e cuidados silples que você pode ter para deixar seu instrumento bem conservado. Para que se instrumento toque bem e fique corretamente afinado, é justamente essa limpeza e manutenção que vai assegurar uma longa vida útil e a manutenção da sonoridade e outras características.

Para um instrumento a manutenção pós uso é de extrema importância. O uso costuma deixar vestígios de líquidos e óleos do suor, saliva e até mesmo o contato com a pele já é suficiente para espalhar substâncias potencialmente nocivas aos instrumentos.

Selecionamos algumas dicas de manutenção, encontradas no Blog da Michael, para ajudar com algumas dúvidas. Confira Abaixo.

Como se limpa um violão ou instrumento de madeira com acabamento fosco?

Basta utilizar uma flanela úmida. Qualquer produto mesmo que levemente abrasivo ou cera tende a “dar brilho” alterando o acabamento.

Como deve ser feita a limpeza após o uso?

Flanela úmida para o corpo e uma umedecida com óleo tipo “lubrificante/desengripante” para passar (uma a uma) nas cordas, sempre sem deixar excessos.

O instrumento não vai ser usado por um tempo longo. Como devo acondicioná-lo?

O ideal é que ele fique em local seco e fresco. O guarda-roupas é um local muito bacana, lá temperatura e umidade são bem constantes.

Como transporto meu instrumento com segurança?

Sempre que possível use um case rígido e acolchoado por dentro, se for térmico é um plus muito bem vindo. Adicionar saches de sílica vão ajudar a manter a umidade sob controle.

Como deve ser feita a limpeza dos conectores e partes metálicas EX: Entrada P10, captadores, tarraxas?

limpeza violao - Como limpar e cuidar melhor do meu InstrumentoEvite usar água, use flanela seca e hastes com algodões nas pontas para remover resíduos e poeira.

Existe produto específico para limpeza de cordas ou madeira?

As cordas acabam retendo um pouco do óleo e suor que naturalmente produzimos nas mãos.  O ideal é sempre “enxugar” as cordas com uma flanela levemente umedecida com álcool e depois repetir o processo com uma flanela umedecida com um pouco de óleo “lubrificante/desengripante”.

Para a madeira (crua), óleo de peróba é uma boa dica. Para corpos pintados ou envernizados, cêra, de polimento “automotiva à base de silicone”.

Quais fatores reduzem a vida do instrumento?

Os mesmos de um carro.  A falta de manutenção e cuidados como limpeza, lubrificação, subst. cordas, regulagens periódicas, guardar em local seco e fresco, etc.)

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo