Desde 2001, ano de lançamento da primeira linha de violões Silent da Yamaha, a empresa vem sendo estudado como melhorar aspectos como qualidade do som, tocabilidade e design do instrumento. Já em 2015, a marca apresentou ao mundo a série SLG200 com diversas inovações, dentre elas, a oportunidade de apreciar o som do violão pelos fones de ouvido ou saída em linha.
Entretanto, qual seria o objetivo dessa invenção da Yamaha? De acordo com o site da empresa, seria de que o violão seja “silencioso”, ou seja, se você quiser estudar e praticar sem incomodar aos outros, esse é o instrumento ideal para você.
Quer entender mais desse instrumento? Então bora se aprofundar e conhecer um pouco mais dessa incrível tecnologia!
Yamaha SRT (Studio Response Technology)
Incorporando a tecnologia SRT, que foi originalmente desenvolvida para violões elétrico-acústicos, esse sistema consegue reproduzir os timbres de violões gravados no melhor ambiente de estúdio que você pode imaginar.
Como o instrumento possui um design vazado, naturalmente, ele não produz nenhum som. Isso possibilitou aos responsáveis por produzirem o instrumento orientar e definir a sonoridade do violão. A partir disso, eles buscaram expressar a natureza do Silent Guitar, tentando adequar o som ao tamanho, tensão das cordas e entre outros aspectos do instrumento.
Com o recurso do captador, o Silent Guitar converte a vibração das cordas em sinais elétricos, que vão para os fones de ouvidos ou saídas em linhas. É possível ajustar entre o timbre modelado e o timbre do captador, possibilitando ao músico realizar um som mais encorpado quando for tocar sozinho, ou mais brilhante quando tocar em banda.
Design do Yamaha Silent
Com a intenção de combinar uma estética moderna com o design de uma guitarra convencional, esse instrumento possui um formato próprio e inovador. Com um aspecto vazado, você pode retirar uma das hastes do violão, o que colabora para a portabilidade do instrumento, caso o músico precise viajar é possível fazer esse processo com mais facilidade.
Vantagens do instrumento
– Primeiramente, você não corre o risco de sofrer com a microfonia durante apresentações no palco. Como o Guitar Silent não possui realimentação e corpo isso inviabiliza problemas com ressonância.
– Nas outras versões do violão ele possuía um sistema de bateria elétrica. Nessa versão é utilizado pilhas, ou seja, é mais vantajoso, pois o instrumento dura mais tempo.
– A entrada auxiliar permite que você ligue um cabo p2 e conecte o violão ao seu celular. Isso possibilita ao músico reproduzir um playback de alguma música que queira tocar.
Despertou a curiosidade? Dá só uma olhada nesse vídeo que a Yamaha preparou sobre o Silent Guitar 😉
Concluindo
Se você precisa de um violão que te permita estudar sem causar muito barulho essa é a solução ideal para você. Gostou de saber mais desse produto? Vem conferir mais a respeito desse violão no nosso site!
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!