Técnicas de Relaxamento e Alongamento para Músicos

Práticas que todo músico poderia adotar para otimizar seu tempo e melhorar seu desempenho musical.

A música é uma grande aliada para aliviar o estresse e ansiedade, ela é capaz de nos transmitir emoções e até mesmo sensações de alívio e conforto.

Para músicos sendo estudantes ou profissionais, ela serve como inspiração, e tocar um instrumento transmite sensações como: ânimo, energia e até mesmo relaxamento. Por isso, para que você possa tocar seu instrumento favorito com melhor desenvoltura, é essencial tomar algumas medidas de precaução que, além de auxiliar o alcance das notas e timbres com maior precisão, serão fundamentais para sua saúde, evitando assim problemas futuros nas articulações.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de exercícios e técnicas que você poderá realizar em casa, antes e depois de tocar.

Mantenha uma rotina de alongamentos

O Alongamento é fundamental para relaxar a musculatura evitando dores e distensões, pois, ao longo do tempo você acaba forçando suas articulações. Além, de um exercício para o corpo, você sentirá mais conforto e disposição na hora de tocar.

Como fazer?

– Alongamento de Pescoço

Em posição ereta com pernas separadas, braço e mão direita junto ao corpo. Traga a mão esquerda na cabeça em direção do ombro. Permaneça por 30 segundos e troque o lado, efetuando o movimento por mais 30 segundos.

Permaneça em posição ereta, com as mãos atrás da cabeça, leve o queixo no centro do tórax permanecendo por 20 a 30 segundos.

Para finalizar, rotacione o pescoço, girando cinco vezes para direita e cinco vezes para a esquerda.

– Alongamento de Braços e Ombros

Em pé, com pernas separadas, estenda um braço e passe o outro pela frente do cotovelo formando uma alavanca, tracionando para o lado oposto do corpo. Faça o movimento com os dois lados de 20 a 30 segundos cada.

Com os braços soltos e mãos apontadas para baixo, executar um movimento giratório nos ombros para frente por cinco vezes, e para trás por cinco vezes também.

– Alongamento das Mãos e Dedos

Traga uma das mãos e os dedos para baixo tracionando-os. Faça os exercícios com os dois lados permanecendo de 20 a 30 segundos cada.

Flexione as pontas dos dedos com a mão direita estendida, dedos juntos e palma da mão para baixo, force os dedos contra a palma da mão esquerda, mantendo a posição por 15 segundos e solte suavemente. Repita o movimento com a mão esquerda.

Gire lentamente as mãos em círculo, trabalhando os punhos (sentido horário e anti-horário).

– Alongamento das Costas e Lombar

Em uma superfície sólida e segura, flexione os joelhos, com os braços estendidos desça o tronco em forma retilínea e paralela ao chão, apoiando na superfície e permaneça por 30 segundos.

Para finalizar, mantenha suas pernas levemente separadas, joelhos semiflexionados e leve os braços até ponta dos pés, espalmando a mão até o solo. Permaneça por 20 a 30 segundos.

Caso deseje um melhor desenvolvimento e segurança para realização de qualquer exercício mencionado aqui, é importante procurar a orientação de profissionais da área da saúde ou educação física.

Respire e Relaxe

Cuidado com os excessos!

Se perceber que suas mãos estão tensionadas, ou que seu corpo já está cansado, desacelere e procure voltar ao estágio de repouso. Invista na técnica de respiração, estique-se e respire bem fundo, soltando-a lentamente…

Mantenha-se relaxado antes, durante e depois da prática musical, não se esqueça de realizar pausas, respeite sua mente, corpo e principalmente seus limites.

Lembre-se que as técnicas de alongamento, respiração e relaxamento, são muito importantes para o desempenho e prática musical, e poderão auxiliar muito o seu rendimento e desenvoltura!

Então, bora se esticar?!

E aí curtiu essas dicas? Compartilhe conosco nos comentários, e até a próxima matéria! 😉

Referências:

http://blog.mundomax.com.br/instrumentos-musicais/musica-experiencia-e-beneficios-cada-acorde-uma-sensacao/ 
 
https://luisabranches.com/alongamento-e-fortalecimento-muscular-para-musicos/ 

https://www.corpoeviolino.com.br/exercicios/2-exercicios-de-alongamento-para-antes-de-tocar-aquecimento-geral-e-para-depois-de-tocar-resfriamento-especifico/ 

https://www.cifraclubnews.com.br/noticias/148065-cuidados-musico-maos.html 

https://www.bewell.pt/post/exercicios-para-trazer-bem-estar-no-trabalho 

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