Harmônica, gaita de beiços, gaita de sopro, no nordeste “realejo”, se você veio recentemente da Europa “harmónica”, ou simplesmente, Gaita de Boca. De muitos nomes, com muitos mitos, o fato é que a gaita de boca é um instrumento encantador. Hoje vamos nos ater a história.
A história
O princípio de palhetas livres, conceito básico de uma gaita de boca, é uma arte milenar. Mais precisamente há 5.000 anos. Isso mesmo a Gaita de Boca era um antigo instrumento chinês, o sheng (imagem abaixo). Quando começava-se a desenvolver a técnica de palhetas livres. Técnica que também gerou uma grande família de instrumentos acionados por foles ou bombas de ar, como o acordeão e a melódica. Em órgãos é comum que alguns tubos sejam flautados e outros utilizem palhetas livres para produzir sons com timbres diferenciados.
Porém, a gaita não é um instrumento típico Chinês. A harmônica que conhecemos é um instrumento criado na Alemanha. Foi em Berlim, em 1821, que Friedrich Bushman, aos 16 anos inventou a AURA, para estudar a influência da corrente de ar no som. Sua invenção era essencialmente um conjunto de quinze diapasões, todas notas sopradas, conectadas a uma armação de metal.
Alguns anos depois, um produtor de instrumentos em Bohemia, chamado Richter, melhorou o design da desajeitada Aura. Ele fez uma estrutura de 20 notas, dentro de dez orifícios, ou seja, 10 notas sopradas e 10 notas aspiradas. Agora sim, estas mudanças somado a estrutura do instrumento foi verdadeiramente a primeira gaita ou harmônica como nós a conhecemos hoje.
Em 1827, um relojoeiro chamado Christian Messner começou a fazer harmônicas como uma linha opcional, na pequena cidade de Trossing, Alemanha.Em breve vários outros relojoeiros da área, muitos deles parentes de Messner, estavam tambem produzindo harmônicas como um negócio opcional.
Mas nesta mesma cidade, um jovem relojoeiro de 24 anos chamado Mattias Hohner, resolveu produzir harmônicas como seu principal negócio, produzindo assim 650 instrumentos no primeiro ano. O que distinguia Hohner dos outros fabricantes daquela época era a alta qualidade dos instrumentos aliada a uma grande visão de marketing, pois todas as gaitas fabricadas por ele tinham sua marca estampada.
Em 1888 as gaitas Hohner foram para os EUA e foram largamente distribuídas sem dúvida por serem baratas, pequenas e fáceis de se tocar. Talvez por essa razão, elas foram tão bem recebidas entre a população negra. Ainda hoje a Hohner é o mais influente fabricante de gaitas, já tendo produzido cerca de 1.500 modelos diferentes de harmônicas. O mais caro foi fabricado fora de série, especialmente para o Papa Pio XI, todas as peças de metal, com exceção das palhetas eram de ouro maciço. Um dos modelos mais curiosos era acompanhado de um cordão para que os africanos, que não usam bolsos, pudessem pendurá-las no pescoço.
Na Europa a gaita se tornou um instrumento muito popular na música folclórica e surgiram bandas e orquestras especializadas neste instrumento. Nos Estados Unidos foi muito utilizada na música country. Com o surgimento do blues no início do século XX, a gaita chegou ao seu auge e daí garantiu a participação em outros gêneros musicais, como o jazz, folk music, rock and roll e até na música clássica.
No Brasil
No Brasil, a história da gaita começa em agosto de 1923, um imigrante alemão chamado Alfred Hering, fundou a empresa Gaitas Alfred Hering em Blumenau – Santa Catarina, e começou a produzir as Harmônicas Hering.
Após a morte do Sr. Hering, em meados de 1960, a empresa foi vendida para M. Hohner Company, de Trossing, Alemanha. Muita tecnologia foi trazida da Alemanha e introduzida no Brasil, melhorando assim cada vez mais a qualidade do instrumento.Em 1979, um grupo de brasileiros comprou a Hering e M. Hohner deixou o Brasil.
Hoje com a popularização do instrumento existem diversos fabricantes de gaitas espalhados pelo mundo: Hering e Bends no Brasil, Hohner e Seydel na Alememanha, a Suzuki no Japão e a Lee Oskar nos E.U.A.
Leia Também:
Bob Dylan e os tipos de gaitas de boca
E não esqueça de acessar nossa loja de gaitas de boca: http://www.mundomax.com.br/_gaitas
Alguém sabe me dizer qual é a melhor gaita para iniciante?
Oi Almir, boa tarde!
Para iniciantes, são indicadas gaitas diatônicas de 10 furos. Alguns modelos desse instrumento são as gaitas diatônicas MASTER BLUES RÉ, a Vintage Harp 1923 C, a Gaita Diatônica em Dó (C) 20 vozes Super Gig e a gaita diatônica em Mí (E) 20 Vozes Free Blues da marca HERING.
Espero ter te ajudado!
Atenciosamente, equipe Mundomax!
Acho uma pena que um instrumento tão bom como a gaita não seja tão mais usado em nosso país.
Eu tenho uma boa notícia para você!
Cada dia que passa temos mais pessoas interessadas em aprender esse belo instrumento, logo ouviremos novamente em novas músicas!
Então a gaita de boca que conhecemos hoje foi inventada/adaptada por volta de 1820?
Interessante…
Muito interessante fico satisfeito de saber que no Brasil tem uma fábrica de gaita e em especial em Santa Catarina eu preciso conhecer essa fábrica de gaitas e ao mesmo tempo adquirir uma gaita dessa.