Descubra aqui qual é a diferença entre um inversor de ondas senoidais puras, ondas modificadas e suas aplicações em redes off-grid, motorhomes e muito mais!
De alguns anos pra cá, muito se tem falado e pesquisado sobre os inversores de ondas. Com aplicações bem amplas em diversos campos, os inversores tem como principal responsabilidade converter correntes contínuas em correntes alternadas. Mas se você não sabe o que são correntes contínuas ou alternadas, aqui vai uma explicação:
Corrente Alternada
É a energia que chega na tomada das nossas casas a partir da energia elétrica da concessionária. Por ser a maneira mais comum da energia ser distribuída em todo o mundo, a maioria dos nossos equipamentos elétricos tem o seu funcionamento com base nesse tipo de corrente.
As ondas da corrente alternada variam todo o tempo e apresentam uma frequência de 60hz, prova disso é que se colocássemos uma câmera super lenta em direção uma lâmpada incandescente, veríamos a luz pulsando o tempo todo e não como uma luz firme como percebemos. A frequência da nossa corrente elétrica é alta demais para ser percebida pelo olho humano.
Corrente Contínua
É o tipo de corrente mais fácil de se armazenar, sendo comumente encontrada em baterias, pilhas, painéis solares e muito mais.
A corrente contínua é mais comum do que imaginamos, estando presente em todos os circuitos eletrônicos. Já percebeu que a maioria dos equipamentos eletrônicos que consumimos vêm com uma fonte? Essa fonte transforma a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua. Sua praticidade é enorme.
Porém, ainda que dentro do campo da eletrônica a corrente contínua seja a melhor opção, a corrente alternada de modo geral é a que oferece mais praticidade. Imagine viver sem poder contar com uma tomada?
O papel dos inversores
Para converter energia alternada em energia contínua, temos as fontes que normalmente acompanham os nossos equipamentos eletrônicos e vão direto na rede elétrica, perfeitamente dimensionados para as necessidades do seu aparelho.
Mas e se tivéssemos vários equipamentos que precisam de corrente alternada em uma situação que temos apenas energia contínua disponível? É aqui que os inversores fazem o seu papel.
Um excelente exemplo são os sistemas residenciais de energia solar, que captam energia em seus painéis em forma de corrente contínua. Para fornecer energia para a casa e transformar a energia dos painéis solares em energia compatível com a tomada, o inversor trabalha transformando a onda contínua em onda alternada de tensão compatível com a rede da casa.
Onda modificada
O inversor de ondas modificadas recebe a corrente contínua e eletronicamente “redesenha” a onda para que fique parecida com a corrente alternada, ela permite o funcionamento de equipamentos eletrônicos como carregadores, TVs modernas, computadores, pequenas caixas de som e afins.
O inversor de onda modificada é um equipamento de custo mais baixo em comparação aos inversores de ondas senoidais, por isso são a opção mais utilizadas para motorhomes, iates, caminhões e também sistemas estacionários menores.
Onda senoidal (pura)
Também chamada onda pura, o inversor de onda senoidal entrega uma corrente alternada com as mesmas características da corrente que chega nas tomadas, em equipamentos de qualidade como da Hayonik, podem entregar um sinal ainda mais limpo do que o que chega na rede elétrica.
O inversor de onda senoidal é ideal para situações que é necessária uma rede elétrica que demanda de uso de aparelhos mais sensíveis a alterações na rede elétrica.
Sistemas On-Grid e Off-Grid
Os inversores de onda senoidais têm sido motivo de muita procura devido aos sistemas elétricos solares residenciais on-grid e off-grid, cada um com sua particularidade.
On-grid
Os sistemas on-grid têm como objetivo auxiliar no consumo de energia elétrica durante o dia. O sistema capta energia dos painéis solares e funciona em paralelo com a rede elétrica da concessionária.
Off-grid
Muito procurado atualmente, o sistema off-grid também contam com um inversor senoidal para transformar corrente contínua em corrente alternada para abastecer a rede elétrica de uma residência, mas com um detalhe: ele atua com um banco de baterias.
Painéis solares ou demais captadores de energia enviam corrente contínua para baterias, que tem a função de armazenar durante longos períodos. Assim, os inversores têm uma fonte contínua de energia e podem trabalhar por períodos mais longos.
Em situações ideais, um sistema off-grid é capaz de tornar uma residência totalmente independente da fonte de energia da concessionária por isso o nome traduzido significa “fora da rede”.
Potência
Agora que você já sabe mais sobre a aplicação dos inversores de corrente e está ansioso para utilizar em seus projetos, saiba antes como escolher um equipamento correto para manter tudo em perfeito funcionamento.
Todo aparelho elétrico consome potência medida em Watts (W), uma tv de Led de 40’’ pode consumir até 130W, um carregador de celular consome algo entre de 5W e 10W, uma geladeira simples consome cerca de 500W, enquanto um ferro de passar pode chegar até 2000W.
Sabendo de tudo isso, a Hayonik tem inversores de onda modificada e onda senoidal em variadas potências, em opções de 127VAC ou 220VAC.
Agora você está pronto para dar continuidade no seu projeto: seja para tornar o seu motorhome ainda mais aconchegante ou para tornar a sua casa autossuficiente em energia elétrica!
Acesse agora e encontre o inversor Hayonik perfeito para você no site da Mundomax!
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!