O que é uma Viola de Arco?

O que é uma Viola de Arco?
Tempo de leitura: 1 Minuto

A Viola de Arco é um instrumento típico em orquestras e comumente confundida com violino. Mas não se trata do mesmo instrumento. A viola de arco é conhecida também como Viola Clássica, Viola Erudita, Viola Sinfônica e Viola Orquestral, ou simplesmente ‘Viola’ em lugares em que não haverá risco de se confundir com algum outro instrumento, como uma viola caipira por exemplo.

No vídeo abaixo o violista Alexandre Mazak explica o que é e mostra um pouco do som deste belo instrumento que é a viola de arco.

viola de arco 1 - O que é uma Viola de Arco?Bem, uma viola de arco é um sétimo maior que um violino 4/4 e também é ligeiramente mais pesada. É tocada de maneira semelhante ao violino, já que é

Como o violino, é colocada debaixo do queixo para ser tocada, mas, como o seu comprimento é maior que o do violino, o instrumentista precisa estender um pouco mais o braço esquerdo para tocá-la. Também as distâncias entre uma nota e outra são maiores que as do violino. As quatro cordas são mais compridas e mais grossas em comparação com as do violino e são afinadas uma quinta abaixo.

A Viola de arco tende a ter um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave que um violino. E apesar de maior, a viola é relativamente pequena em tamanho se comparada às notas graves que produz. Essa extensão do registro grave, juntamente com o fato de as cordas serem um pouco mais grossas que as do violino, confere à viola um timbre mais escuro, menos brilhante, mesmo quando ela toca notas exatamente na mesma altura. As notas agudas têm uma tendência a soar rarefeitas, mas o timbre dos registros médio e grave da viola é intenso e rico.

Afinada nos tons Lá (1°corda), Ré (2°corda), Sol (3°corda), Dó (4°corda), a viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico. Grandes compositores, clássicos, românticos e modernos, apreciando as qualidades extremamente emotivas deste instrumento escreveram obras muito importantes como concertos, sonatas e suítes.

Na Mundomax você encontra boas violas de arco, Confira no link abaixo:

[button color=”black” link=”http://www.mundomax.com.br/3000030070-violas_de_arco/?utm_source=blogmax”]Compre Aqui[/button] www.mundomax.com.br/3000030070-violas_de_arco

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo