Jazz no Brasil: Descobrindo Mais sobre o Gênero no País

Jazz no Brasil: Descobrindo Mais sobre o Gênero no País
Tempo de leitura: 4 Minutos

Remontando as origens

Acredita-se que o jazz nasceu em 1890, nos Estados Unidos. De origem africana, esse estilo é marcado pela improvisação, ritmos não lineares e tornaram esse estilo bem popular.

A maior influência desse estilo foi o Blues, sendo que a primeira forma de jazz foi o swing. Apesar de ter nascido diversas vertentes desse estilo, um dos aspectos mais marcantes do gênero é o chamado fusion, que é uma forma de fusão entre o jazz com outros estilos musicais como o rock, o funk e o pop.

42c294651d901b534972fb3f34e62a67 1 1024x576 - Jazz no Brasil: Descobrindo Mais sobre o Gênero no País
As Jazz Band surgiram da necessidade de juntar os músicos para que eles tocassem juntos. Fonte: Pinterest

Jazz no Brasil

Definitivamente, o jazz se torna mais presente no país com o surgimento da bossa nova, além de ganhar mais brasilidade. Foi um estilo que gerou muito entusiasmo no Brasil, principalmente nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que o jazz, não se configurava como um movimento de elite.

jens thekkeveettil dBWvUqBoOU8 unsplash 1 1024x683 - Jazz no Brasil: Descobrindo Mais sobre o Gênero no País

Outro aspecto desse gênero, é que os artistas nacionais imitavam os norte-americanos com as famosas jazz-bands. Isso acontecia, porque não havia uma identidade nacional desse estilo aqui no país. Todavia, com o passar do tempo e o uso da criatividade, os brasileiros conseguiram criar a tão original bossa nova.

O choro, ritmo tipicamente nacional, possui muitas similaridades com o jazz como os deslocamentos rítmicos. Além disso, as modinhas, valsas e serenatas ganham notoriedade no jazz.

Principais nomes do Jazz brasileiro

Mas quem são os nomes que representam o nosso tão famigerado Jazz brasileiro? 🤔 Bora conferir quem são essas lendas?

Egberto Gismonti. Fonte: Sr. Brasil/Youtube

Contrabaixos Jazz Bass

Com o objetivo de reproduzir cada contrabaixo que conseguiu mais destaque na década a Fender criou a linha de Jazz Bass, que são perfeitos para tirar uma onda no mundo do Jazz, como:

 

Ou então, alguns baixos da linha signature da Fender, como o contrabaixo Jazz Bass do Geddy Lee:

 

E aí curtiu saber mais sobre esse gênero musical? Não deixa de conferir o nosso blog, nele criamos diversos conteúdos, como é o caso do Jazz Bass Vintera ’60s. Bora conferir e partiu navegar pelo nosso site! 😉

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Jazz no Brasil: Descobrindo Mais sobre o Gênero no País

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo